Benefícios de castrar um gato
- Fabi Pedroso

- 28 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Vocês já pararam para pensar na quantidade de gatos que são abandonados nas ruas e que sofrem maus tratos a procura de abrigo? Já se perguntaram porque ao adotar um gatinho em um abrigo ele sempre estará esterilizado?
A resposta é muito simples, castrar o animal trás inúmeros benefícios.

Se engana quem pensa que a castração é uma prática cruel. Muito pelo contrário;
Evita gravidez indesejada;
Previne a super população e o abandono;
Diminui a perda: já que o gato saíra menos a chace de se perder é menor;
Diminui a agressividade do animal;
Melhora a expectativa de vida;
Previne o aparecimento da infecção uterina;
Evita que os gatos machos marquem território com urina e fezes;
Reduz o surgimento de câncer de mama, útero, ovário, próstata e ossos;
Para se ter uma ideia da diferença que faz a castração, um gato que costuma viver muito nas ruas tem uma expectativa de vida por volta de 5 anos; enquanto os felinos castrados (e que não costumam sair de casa) podem viver até cerca de 18 anos se cuidados de maneira adequada.
COMO É FEITO O PROCEDIMENTO?
O dono deverá procurar um veterinário de confiança, a cirurgia será feita com anestesia geral. Anestesiado, monitorado e com parte dos pelos raspados na região a ser operada, o animal sofre uma pequena incisão - por onde são retirados útero e ovário ou testículos - fechada logo em seguida.
A cirurgia é rápida dura cerca de 10 minutos podendo demorar um pouco mais em fêmeas.
MAIS QUAL O MOMENTO CERTO?
O procedimento em filhotes é bem mais tranquilo, diminui o tempo e os gastos, além disso animais jovens se recuperam mais rápido.
Segundo a maioria dos profissionais, o período entre 6 e 8 meses de vida é considerado o ideal para a castração de felinos; no entanto, isso pode variar em função do desenvolvimento do corpo de machos e fêmeas e, portanto, somente um veterinário está apto a indicar a melhor hora de esterilizar o seu pet.

CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS:
Durante os dias de recuperação o gato provavelmente usará um colar Elizabetano (cone) que evitará que o animal mexa, coce ou arranque o curativo. Mimar o gato será importante, para acalmá-lo no caso de dor. É interessante reduzir a alimentação pela metade já que animais castrados são mais sucessíveis a obesidade.
Fique atento a qualquer alteração como; vomito, sangramento, fraqueza, diarreia... Sempre que notar algo anormal consultar um veterinário. A recuperação levará 10 ou 12 dias.
Ai seu gatinho já estará pronto para correr e brincar!
Aprenda como cuidar melhor do seu amiguinho>>>http://bit.ly/cuidandomelhordomeugato
Quer saber como fazer comidas caseiras para gatos? >>>http://bit.ly/comidacaseiraparagatos
E ai, gostaram da matéria? Deixem um comentário!




Comentários